AT&T e Apple suspendem pré-venda do iPhone 4 nos EUA

17/06/2010 01:18

A AT&T e a Apple, respectivamente operadora e fabricante do iPhone nos Estados Unidos, anunciaram a suspensão das vendas da última versão do smartphone no país, nesta quarta-feira (16). A pré-venda tinha iniciado ontem --e apresentou diversos problemas no decorrer do dia.

O motivo da interrupção, segundo a Apple, foi a emissão de mais de 600 mil pré-pedidos do novo iPhone 4 apenas no primeiro dia. A demanda elevada fez com que o sistema de computadores falhasse, resultando em "muitas disfunções no sistema de aprovações e pedidos".

     
Clientes
            que estavam tentando reservar a mais recente versão do iPhone foram
            prejudicados por problemas
Clientes que estavam tentando reservar a mais recente versão do iPhone foram prejudicados

A companhia informou ainda que "muitos consumidores mudaram de ideia ou abandonaram o processo em decorrência da frustração. Pedimos desculpas por todas as dificuldades encontradas, e esperamos que eles tentem novamente, ou visitem uma [loja da] Apple ou alguma loja em que o iPhone esteja disponível em estoque."

Hoje, segundo o "WSJ", a AT&T já havia anunciado antecipadamente que pararia com a emissão de pré-solicitações de compra do iPhone 4, em razão de "problemas de estoque e demanda inesperadamente elevada".

O lançamento do aparelho acontece em 24 de junho nos EUA.

Ontem, alguns dos clientes da AT&T reportaram ter visto informações de contas de outros assinantes enquanto tentavam comprar o iPhone 4, informou um porta-voz da empresa. Erros técnicos também impediram os clientes de encomendar o aparelho nos sites da Apple e AT&T.

Mark Siegel, porta-voz da AT&T, disse que a empresa havia recebido queixas de problemas de privacidade mas que não estava claro que informações os assinantes teriam visto, porque seus técnicos não conseguiram reproduzir o problema.

"Recebemos informações de clientes que inadvertidamente viram informações de contas [de outros clientes] durante o processo de compra do iPhone 4", disse Siegel.

Ele acrescentou que os clientes não podem ter visto números de documentos, dados de cartão de crédito ou históricos de chamadas. A empresa continua a investigar o caso.

"Devido ao incrível interesse pelo iPhone 4, hoje foi o mais movimentado dia de vendas on-line na história da companhia", anunciou a AT&T em comunicado, ontem.